sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Catanduva é Campeã Nacional de Basquete Feminino



O Açúcar Cometa/ Unimed/ Catanduva venceu na noite desta quinta-feira 21 de janeiro, o terceiro jogo seguido do play off da final do Campeonato Nacional de Basquete Feminino movido pela Federação Brasileira de Basquete. As meninas de Catanduva venceram e quebraram a hegemonia de Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos por 60 a 59 com pontos conseguidos nos segundos finais da partida disputada no Ginásio Anuar Pachá, em Catanduva.
Na segunda e terça-feira o time de Catanduva conseguiu duas vistorias fundamentais para a conquista do título com apenas três dos cinco jogos do play off. Os jogos foram disputados em Ourinhos e a vantagem no placar foi de 12 e 15 pontos, respectivamente.

Hoje, o time do técnico Édson Ferreto, confirmou o favoritismo vencendo por um ponto de diferença, a um segundo do fim da partida com uma bola convertida de Gilmara. A torcida composta por cerca de 4.700 pessoas, de acordo com estimativa da Guarda Civil Municipal, soltou o grito de vitória ao mesmo tempo em que a bola de Gilmara caiu cesta.

“Catanduva se preparou muito, sabia dos seus limites, foi uma equipe montada para chegar a final. Ourinhos novamente montou uma excelente equipe para ser campeã, mas dessa vez deu Catanduva”, definiu o técnico catanduvense.

O técnico de Ourinhos, Urubatan Paccini, admitiu que as duas derrotas em casa contribuíram decisivamente para o resultado. “É uma equipe que perdeu dois jogos em casa, encontrou forças pra vir jogar e tentar reverter o resultado, mas infelizmente não deixaram”, declarou. Paccini reclamou da arbitragem: “A arbitragem foi muito omissa. Ela não teve o mesmo critério para os dois lados”, e disse que Catanduva montou a melhor equipe neste Nacional. “Então está ótimo, está (o título) em boas mãos”, finalizou.

O técnico de Catanduva não concordou com Paccini: “Catanduva não formou a melhor equipe, Catanduva conquistou um grande título. A melhor equipe foi a que gastou mais, que é Ourinhos, que contratou as melhores jogadoras, e que perdeu para tudo aquilo de bom que as nossas meninas fizeram aqui em Catanduva”, declarou Ferreto.

“O time veio muito focado. Foram seis jogos, os três primeiros contra Americana na semifinal, e conseguimos o resultado, conseguimos o nosso objetivo que era ser campeão”, declarou Sil à reportagem do Notícia Online.
O prefeito Afonso Macchione Neto (PSDB), presente no ginásio, disse que o título deu novo fôlego para o ano de 2010 e que “Hoje Catanduva é o melhor do Brasil”.

O vice-presidente do clube, Roberto Cacciari, que representou o presidente Pedro Enzo Macchione que não está na cidade, disse que a vitória garante mais investimentos no clube. “Não pode parar. Se já não podia antes, imagina agora”, afirmou.

Cacciari enfocou também a importância do investimento em esportes para evitar o ingresso de jovens na criminalidade.

Atuação dos times

CATANDUVA (18 + 14 + 15 + 13 = 60)
Vanessa Gattei (9 pts e 8 assistências), Palmira (10), Sílvia (8), Fabiana (9 e 7 rebotes) e Gilmara (11 e 8 rebotes). Depois: Fernanda (3), Êga (5), Ísis (2), Roberta (3) e Joice (0). Técnico: Edson Ferreto.

OURINHOS (24 + 12 + 11 + 12 = 59)
Angela (4pts), Karen (12), Micaela (12), Tatiana (0 e 8 rebotes) e Mamá (14). Depois: Kelly (11 e 6 rebotes), Jennifer (0), Tayara (5) e Mariana (1). Técnico: Urubatan Paccini.

OS CAMPEÕES DO NACIONAL
1998 – Fluminense (RJ) – Técnico: Antonio Carlos Vendramini
1999 – Arcor/Santo André (SP) – Técnica: Laís Elena Aranha
2000 – Paraná Basquete (PR) – Técnico: Antonio Carlos Vendramini
2001 – Vasco da Gama (RJ) – Técnica: Maria Helena Cardoso
2002 – São Paulo/Guaru (SP) – Técnico: Alexandre Cato
2003 – Unimed/Americana (SP) – Técnico: Paulo Bassul
2004 – FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos (SP) – Técnico: Antonio Carlos Vendramini
2005 – FIO//Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos (SP) – Técnico: Antonio Carlos Vendramini
2006 – FIO//Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos (SP) – Técnico: Paulo Bassul.
2007 – FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos (SP) – Técnico Paulo Bassul
2008 – FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos (SP) – Técnico: Urubatan Paccini
2009 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – Técnico: Edson Ferreto

CATANDUVA NO NACIONAL
2005 – 4º lugar – Técnico: Edson Ferreto
2006 – 2º lugar– Técnico: Edson Ferreto
2007 – 2º lugar– Técnico: Edson Ferreto
2008 – 3º lugar – Técnico: Edson Ferreto
2009 – Campeão – Técnico: Edson Ferreto
Fonte: Confederação Nacional de Basquete

Nenhum comentário: